Sobre o Festival

O Festival de Bandas Novas é um festival de música independente, tradicional na cidade de Juiz de Fora, desde o ano de 1999.
Em 2017 o nosso festival completa e comemora 19 anos de cultura alternativa, muito barulho e diversão, sendo uma de nossas maiores conquistas da cultura underground e um dos maiores festivais independentes da nossa região.
Neste formato atual, o objetivo do festival é essencialmente a divulgação cultural dos grupos e a interação com o público, portanto, não existe premiação. Parte dos shows acontece em praça pública, com acesso gratuito. A outra parte acontece no CCBM – Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com ingressos simbólicos e recolhimento de alimentos ou brinquedos para instituições filantrópicas.
O Festival de Bandas Novas aparece como uma importante ferramenta na trajetória de inúmeras bandas, pelas oportunidades de divulgação, aprendizado e amadurecimento que oferece. Para nós o importante é que as bandas toquem, divulguem seu trabalho, adquiram experiência e abram espaço para outras.
Apresentado pela Prefeitura de Juiz de Fora e Funalfa em parceria com o Programa Municipal de DST e AIDS, o Festival de Bandas Novas foi criado e é produzido por Adriano “66” Polisseni líder do grupo Patrulha66 ativo no circuito desde 1983 e produtor de dezenas de projetos culturais de caráter educativo e filantrópico. Durante os 19 anos de atividade, já passaram pelos palcos do “Bandas Novas”, mais de 900 bandas de rock, metal, punk rock, hardcore, hard rock, grunge, blues e progressivo, grande parte registrada em CD e Video independente.
Misturando jovens e veteranos, professores e aprendizes, o Festival de Bandas Novas movimenta um público expressivo todos os anos e já se consolida como manifestação legítima da cultura jovem local, patrimônio cultural de Juiz de Fora. O tipo de apropriação do espaço público que o festival desperta, também é algo marcante. Um forte senso de comunidade empodera a juventude, que a todo o momento é convidada a proteger e conservar o patrimônio local, a interagir com sua própria cidade.
Além da intensa atuação pela popularização da música alternativa, o festival executa paralelamente um trabalho social, educativo e filantrópico, estimulando a solidariedade através da arrecadação de alimentos ou brinquedos. As doações voluntárias feitas pelo público são direcionadas às famílias carentes e entidades assistenciais de nossa cidade. Durante o projeto também são distribuídos folders educativos sobre DST e AIDS bem como preservativos.
Tudo aqui é muito simples, sem barreiras e em clima de amizade. Ao participar do Festival de Bandas Novas você divulga seu som, deixa sua marca, conhece novas pessoas, adquire experiência e se diverte nesta grande festa da música.